Quais são as classificações?

As classificações etárias são sistemas usados para garantir que o conteúdo de entretenimento, como jogos, mas também filmes, programas de televisão ou aplicações móveis, é claramente rotulado com uma recomendação de idade mínima com base no conteúdo dos mesmos. Estas classificações etárias fornecem orientação aos consumidores, aos pais em particular, para os ajudar a decidir se devem ou não comprar um produto específico para uma criança.

Os videojogos são apreciados por um grupo muito diversificado de jogadores em toda a Europa. Tanto crianças como adultos, homens e mulheres, jogam regularmente, seja numa consola de jogos dedicada, num computador pessoal ou num dispositivo móvel, como um smartphone ou um tablet.

Apesar de a maioria dos jogos serem adequados para jogadores de todas as idades, existem jogos que apenas são adequados para crianças mais velhas e adolescentes. Uma parte específica dos jogos que se encontram no mercado contém conteúdo que só é adequado para um público adulto.

A classificação do PEGI tem em conta qual a idade adequada para se jogar determinado jogo, não o nível de dificuldade. Um jogo PEGI 3 não terá nenhum conteúdo inadequado, mas, por vezes, poderá ser muito difícil para crianças mais novas. Inversamente, existem jogos PEGI 18 que são muito fáceis de jogar, mas que contêm elementos que os tornam inadequados para um público mais jovem.

O PEGI é usado e reconhecido em toda a Europa e tem o apoio entusiástico da Comissão Europeia. É considerado um modelo de harmonização europeia na área da proteção das crianças.